quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Para que raios serve o botão Like do Facebook?



Já há algum tempo que fico pensando em algumas funcionalidades do twitter.

Uma das que mais me intriga e que eu fico a pensar é a do botão LIKE.





Muitas discussões acontecem devido ao botão , sobre a sua função, se compensa ou não, o que representa para as marcas e etc.

Acho muito saudável a discussão, todos os pseudos “filósofos” das redes sociais, acabam dissertando sobre o tema, uns dizem que é a exteriorização do gostar para os fãs de uma marca e por ai vai a besteiras .

Outros acabam mostrando um outro lado do LIKE. Algumas publicações famosas como a Tech Blorge e o TypePad dizem que esse botão aumenta muito o tráfego de blogs que instalaram a funcionalidade e visitações, algo em torno de 200%.

Eu sinceramente não acredito muito nesse botão. Acho interessante, saberem quais dos vossos amigos gostam de certa marca, artista e etc, mas acho que não passa muito disso.

Será que 1.000 pessoas que clicaram em Like, realmente interagiram mais que outros 100 que seguem o perfil de uma marca no twitter por exemplo, ou que divulgou algo positivo nos blogs?

Vejo marcas passando  mais de 15 milhões de likes e por ai fora.

Quem sabe se a pessoa que tem mais de 5 mil, usa robôs, usa o método segue-me que eu te sigo, compra perfil, seguidor e por ai fora…isso vale alguma coisa?

Portanto leitor, o conselho é o seguinte:  Não se iludam com a porra do botão “LIKE”e outros botões que  encontrem por ai, com quantidade  e menos qualidade, trabalhar em rede social é mais que isso.

Essas armadilhas, costumam acabar com a carreira de muitos jovens profissionais, que não conseguem “justificar”o por quê, de não conseguirem passar de 1.000 seguidores num mês.

Só pra constar, uma pesquisa do twitter diz, que somente 1 % dos usuários dessa rede consegue passar de 1.000 seguidores e eu digo, que apenas 0,0001 % consegue trabalhar bem em redes sociais e motivar o público.

Pensem e repensem nisso…

Sem comentários:

Enviar um comentário